Vista da Torre Montparnasse, vale a pena?
Por Piña Blog & Neuton - novembro 29, 2017 -
Local:
33 Avenue du Maine, 75015 Paris, França
No final do nosso último dia em Paris, fomos dar uma última olhada na cidade. Escolhemos a vista panorâmica da Torre Montparnasse, a mais alta de Paris. Como a entrada não é das mais baratas, a pergunta que não quer calar é: vale a pena? Descubra neste pequeno post!
O que é?
A Torre Montparnasse (site oficial) é um arranha-céu de 210m de altura. É um prédio de escritórios de 59 andares. Foi inaugurado em 1973, na época era o maior prédio da França (foi ultrapassado em 2011 pelo moderno Tour First, e atualmente é o 18º maior prédio da União Europeia - o primeiro é o The Shard, que conhecemos em Londres, em breve relato aqui no blog).
Torre Montparnasse vista da Torre Eiffel. O prédio foi bastante criticado por destoar do desenho de Paris (concordamos). Depois dele, foi proibida a construção de prédios com mais de sete andares no centro da cidade. O site oficial faz a propaganda de que essa é a vista mais linda de Paris, os críticos concordam por ser o único lugar onde o próprio prédio não é visto rs. |
Interessante ilustração que compara alguns monumentos de Paris. (Fonte: Wikipedia). |
Curiosidade: Como já dissemos, o prédio foi muito criticado (inclusive já ganhou um concurso em uma comunidade de viajantes como o 2º prédio mais feio do mundo, perdeu apenas para o Boston City Hall). Para mudar isso, esse ano foi lançado um concurso para a renovação do edifício, a foto acima mostra o design vencedor (leia mais sobre essa renovação, em inglês). |
Onde fica?
A torre fica no 15º arrondissement de Paris. E como o nome já diz, fica no bairro Montparnasse. Nesta área da cidade não ficam muitas atrações do circuito turístico (exceto as atrações mais "macabras", que não visitamos #medinho: catacumbas de Paris e o enorme Cemitério de Montparnasse), mas é fácil chegar de metrô até a Torre, descendo na Gare Montparnasse. O horário de funcionamento é de 09h30 as 22h30 (na primavera e verão funciona até 23h30).
Quanto custa?
O valor para visitar o mirante panorâmico é um pouco salgado, 15 euros por pessoa. E não é incluído no nosso querido Paris Museum Pass. Nós não compramos com antecedência, e a fila estava pequena, mas é possível comprar o ingresso antecipado no site oficial. Além disso, é possível adquirir uma taça de champanhe por 12 euros. E também há um ingresso que permite a visitação por 2 dias (20 euros).
Nossa experiência
Estávamos planejando subir na Torre perto do horário do pôr do sol, mas como o dia estava chuvoso desde de manhã, achamos mais seguro não esperar.
Entramos no prédio, e fomos pedir algumas informações, não gostamos muito do atendimento, o funcionário que estava na entrada foi um pouco mal-educado, o que nos incomodou, pois até então, diferentemente da fama, tivemos ótimas experiências com a educação dos franceses (a outra exceção foi em nossa visita à Versalhes).
Ingressos comprados, seguimos para o elevador para subir os 59 andares. A chegada é no andar coberto onde tem uma lanchonete e uma lojinha. Já estranhamos por achar o local um pouco mal-cuidado e com várias atrações "pega turista", como fotos num fundo chroma key (que os chineses adoram, por sinal). Logo subimos pela escada que levava ao terraço.
O mirante realmente oferece uma visão panorâmica muito boa, e existem vários binóculos espalhados (há vários desses em Paris, mas normalmente são pagos, esses estão incluídos na entrada). |
Como deu pra perceber na foto acima, o dia estava super nublado, a visibilidade estava péssima. Então, caso você esteja em um dia assim, com certeza não vale a pena a vista :(.
Visão, do topo da Torre Montparnasse, do Cemitério de Montparnasse. Ele é realmente enorme! |
Torre Eiffel sob a névoa. A visibilidade estava muito ruim. |
Depois de nos despedirmos de Paris (infelizmente não como esperávamos), descemos novamente para a lanchonete, o 360 Café (veja no 360º abaixo), estávamos com fome. Então resolvemos comprar algo por ali. Havia poucas opções, as mesas estavam sujas. Local um pouco fedido. Decepcionante pelo preço que é cobrado. Devíamos ter escolhido algum outro lugar para comer pelo bairro, porém estávamos cansados. Existe um restaurante na Torre o Le Ciel de Paris. Que está com opiniões divididas no TripAdvisor.
Você já deve ter percebido por todos os pontos deste post, mas nossa resposta é: Não, não vale a pena visitar o mirante da Torre Montparnasse. Principalmente por ser caro, e oferecer pouca infraestrutura. Além de correr o risco de não ter uma vista bacana. |
Claro que existem fotos maravilhosas tiradas na Torre Montparnasse, mas aí vai da sorte de ter boas condições de "temperatura e pressão". Veja outras opiniões de viajantes no TripAdvisor. (Fonte da imagem: Wikipedia). |
Hoje as dicas bônus serão diferentes. Já que consideramos não valer a pena visitar a Torre Montparnasse, seguem alguns outros lugares em que tivemos uma bela vista da cidade (todos com links para os respectivos posts)!
Vista Bônus #1 Galeries Lafayette. Essa foi nossa primeira vista (depois da janela do avião rs). O melhor de tudo é que é gratuita!
Vista Bônus #2 Sacré-Coeur. Uma vista de tirar o fôlego (literalmente, depois de tanta escadaria rs). É maravilhoso curtir Paris da cúpula da bela igreja.
Vista Bônus #3 Torre Eiffel. De lá temos uma vista linda da cidade, mas claro, sem o charme da própria Torre. Vale muito a pena subir e conferir. De preferência vá até o topo, nós acabamos ficando apenas no primeiro andar.
Vista Bônus #4 Museu d'Orsay. Além da bela vista do relógio, em alguns pontos do museu existem varandas. Você pode ir até elas. A vista é linda!
Vista Bônus #5 Arco do Triunfo. Essa foi a nossa predileta. Primeiro porque pegamos o pôr do sol. E segundo porque é lindo ver todas as avenidas desenhando as pontas da étoile (estrela) de Paris.
0 comentários